A telemedição é uma das inovações com maior potencial de transformação do setor elétrico. Os medidores inteligentes, conectados às bases de dados das distribuidoras, têm potencial para aumentar a eficiência nos processos de comunicação e faturamento dos clientes e agilizar o monitoramento de falhas na rede, entre outras vantagens proporcionadas pela digitalização.
Na área de concessão das nossas quatro distribuidoras, todos os clientes do Grupo A (média e alta tensão) já possuem os telemedidores. Trata-se de clientes industriais e comércios de grande porte, atendidos com energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV.
Em 2020, concluímos o projeto de telemedição de todos os clientes do Grupo B (residenciais e pequenos comércios) no município de Jaguariúna (São Paulo), atendido pela CPFL Santa Cruz. A iniciativa piloto foi conduzida para avaliar a viabilidade da massificação dessa inovação nos demais municípios que atendemos. As avaliações continuaram ao longo de 2021.
Para instalar os medidores inteligentes em toda a nossa área de concessão, a estimativa é que seja necessário investir em torno de R$ 5 bilhões nos próximos dez anos, tema que está em avaliação junto com os órgãos reguladores do setor elétrico.
A instalação de equipamentos inteligentes e automatizados nas redes de distribuição agrega valor ao nosso negócio, permitindo a resolução de problemas e manobras para o reestabelecimento da energia com mais agilidade e eficiência.
Os religadores automáticos, por exemplo, são uma solução para responder a interferências temporárias na rede elétrica, como galhos de árvores que encostam nos cabos por causa da chuva ou de ventos.
Desde 2015, quase 15 mil religadores automáticos já foram instalados pelas nossas distribuidoras. Com esse investimento, temos alcançado reduções no tempo de interrupção do fornecimento para os clientes e no deslocamento de equipes. Nosso objetivo é chegar a 24,4 mil equipamentos desse tipo até 2027.
A satisfação e a melhor experiência do cliente são um dos pilares da nossa estratégia de negócios. Em todos os canais, buscamos entregar a excelência no atendimento, simplificar os serviços e tornar a jornada mais intuitiva, ágil e eficiente para a resolução das principais demandas.
Criamos uma meta para todos os líderes em todos os níveis, o CFI – Customer Focus Index, um index composto por quatro indicadores relacionados ao compromisso de satisfação com os clientes (redução de reclamações, procedência em ouvidoria, pesquisa de satisfação IASC e CSAT após atendimento telefônico).
Além disso, demos início em 2021 ao projeto Simplify. A iniciativa foi desenhada para mapear e avaliar as diferentes jornadas dos clientes no relacionamento com a nossa companhia. A identificação dos caminhos percorridos e solicitações, a avaliação do atendimento e a compreensão verticalizada das demandas nortearão investimentos e melhorias em todos os canais.
Também criamos o Fórum de Clientes para acelerar a transformação e dar ainda mais prioridade no atendimento aos clientes das nossas distribuidoras. Para ampliar o engajamento dos executivos, convidamos especialistas de outras empresas reconhecidas pela excelência na relação com os clientes para apresentar cases e compartilhar experiências.
Nas reuniões mensais dos Fóruns, avaliamos os principais indicadores de atendimento e satisfação captados por meio dos canais de atendimento e definimos planos de ação para serem executados. Dois temas prioritários foram tratados em 2021: os atendimentos para novas ligações e para tratamento de reclamações de fatura.
O tema da mobilidade elétrica e da eletrificação de veículos é uma das tendências de inovação que avaliamos desde 2007. Por meio das diversas iniciativas que realizamos, buscamos compreender os impactos, riscos e oportunidades para o setor elétrico do crescimento da frota de veículos elétricos e da infraestrutura para atendimento a esse novo modelo de mobilidade urbana.
Até 2022, com um investimento de R$ 2,8 milhões, concluiremos a eletrificação de 100% da frota operacional na cidade de Indaiatuba (São Paulo). O município é atendido por 20 veículos elétricos e conta com 13 eletropostos para recarga. O programa também proporcionará o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico nacional.
Outros R$ 12 milhões foram direcionados para a compra de 53 veículos elétricos, com foco na geração de dados para monitoramento de impactos e riscos para a rede elétrica.
A oferta de soluções que apoiem nossos clientes na transição para modelos produtivos menos intensivos em carbono faz parte do nosso compromisso com a agenda do desenvolvimento sustentável.
Investimos em projetos que geram créditos de carbono para compensar emissões de gases de efeito estufa (GEE). Atualmente, contamos em nosso portfólio com 11 projetos, com potencial para compensar uma média de 2,4 milhões de toneladas de carbono (tCO2e) por ano. Esses projetos estão registrados tanto no mercado regulado (MDL) quanto no mercado voluntário (VCS).
Outro produto que oferecemos, por meio da CPFL Soluções, são os Certificados de Energia Renovável (I-RECs), que asseguram aos clientes do mercado livre a compra de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente, cinco ativos do nosso portfólio de geração já estão habilitados para a comercialização dos I-RECs, com potencial para comercializar até 1,3 milhão de certificados por ano.