O Programa CPFL nos Hospitais é uma ação integrada que realizamos para promover a eficiência energética e a melhoria do atendimento à população. A iniciativa atua em três frentes para apoiar as instituições de saúde.
Eficiência energética: com recursos do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, apoiamos os hospitais com diferentes ações de eficientização. Instalamos painéis fotovoltaicos para autogeração, realizamos a troca da iluminação por LED e instalamos equipamentos mais eficientes para gerar economia no consumo de energia.
Ações sociais: o Instituto CPFL conduz iniciativas voltadas para a humanização do atendimento aos pacientes, por meio de artes cênicas, jogos e atividades lúdicas. Também são desenvolvidas ações para melhoria da infraestrutura e apoio à realização de pesquisas clínicas na área de oncologia. Arrecadações financeiras: a iniciativa Hospitais com + Saúde abre a oportunidade para que os clientes possam fazer doações aos hospitais por meio da conta de energia.
milhões investidos
beneficiados e 121 projetos em execução
beneficiados pelas ações de humanização e projetos de melhorias
Por meio do nosso Programa de Eficiência Energética, investimos, em 2021, R$ 164,5 milhões em iniciativas para troca de eletrodomésticos e lâmpadas convencionais, entre outras iniciativas. Essas ações proporcionam uma economia anual da ordem de 44,2 GWh de energia elétrica, o que é suficiente para atender ao consumo médio de 22 mil residências por um ano.
famílias de baixa renda foram beneficiadas em 2021
lâmpadas substituídas por meio de ações de eficiência energética
regularizações nos padrões de entrada das famílias de baixa renda
trocadores de calor instalados
Os investimentos em projetos que promovem o desenvolvimento social, esportivo e cultural das comunidades é centralizado e gerenciado pelo Instituto CPFL. Em 2021, sua atuação foi consolidada em cinco frentes.
• Lançamento da 1ª Mostra online Cine Solar – “A brincadeira tá on”
• 25 mil pessoas impactadas
• Ao longo de 2021, parte das atividades apoiadas foram desenvolvidas digitalmente ainda por conta da pandemia de Covid-19
• 61 instituições beneficiadas
• 23 gravações no formato de live pública, transmitidas nas redes sociais do Instituto CPFL e do Café Filosófico.
• Em 2021, a frente realizou a quinta edição consecutiva do festival Brasil-China. As ações ocorreram 100% de forma virtual
milhões investidos
pessoas beneficiadas em 33 cidades
A segurança é o primeiro valor da nossa companhia. Nosso compromisso é garantir que colaboradores, fornecedores e a comunidade tenham uma interação segura com a rede elétrica.
Nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSS) abrange todas as atividades, ativos e colaboradores da companhia. As políticas, processos e normas que o compõem foram desenvolvidas com base nos melhores padrões e práticas internacionais, em especial a ISO 45.001.
Apesar dos investimentos e das ações de capacitação, houve dois acidentes fatais com colaboradores e sete envolvendo terceiros em nossas operações no ano de 2021. As taxas de frequência de acidentes também se elevaram no último ano: foram 47 acidentes com afastamento e 814 dias perdidos com quadro próprio.
Por isso, intensificamos os esforços e criamos minicentros de treinamento em nossas bases operacionais. Com essas estruturas, temos o objetivo de dar ainda mais agilidade às rotinas e diálogos sobre segurança, intensificando as ações para a conscientização das equipes e o fortalecimento da cultura de segurança.
inspeções, auditorias, observações e IPS1 realizadas com foco em segurança
unidades operacionais sem acidentes com afastamento por mais de 10 anos
horas de treinamento para colaboradores com foco em saúde e segurança em 2021
de redução no índice de acidentes não fatais com a população
de redução no índice de acidentes fatais com a população
Os fornecedores críticos e estratégicos são monitorados mensalmente por meio da ferramenta SBM (Supply Base Management), com acompanhamento de indicadores e critérios técnicos, de conformidade legal, documentais, de segurança, financeiros, de ética e de sustentabilidade.
Em 2021, 85,6% de um total de 195 fornecedores críticos das distribuidoras foram monitorados em aspectos de sustentabilidade por meio do SBM, e nossa meta é alcançar 100% até 2024.
Além disso, parte de nossos fornecedores recebe auditorias anuais no âmbito do nosso Sistema de Gestão Integrada (SGI), que abrange questões de meio ambiente, responsabilidade social, qualidade e saúde e segurança. Em 2021, 129 parceiros passaram por esse processo e, assim como no ano anterior, as auditorias ocorreram de forma on-line, por causa da pandemia de Covid-19.
Realizamos o acompanhamento mensal dos fornecedores empregadores de mão de obra intensiva pela Célula de Gestão de Documentação de Terceiros (GTER), que inclui o monitoramento de uma série de aspectos legais e tributário.
A média mensal de terceiros monitorada em 2021 foi de 9.655 pessoas, com referência a 246 diferentes contratos firmados com 89 fornecedores. Com relação à quantidade média de terceiros monitorados mensalmente, o número foi 7% maior do que em 2020.