Inovação
Saiba maisMobilidade elétrica
Como parte da nossa estratégia em Inovação, a Mobilidade Elétrica é uma das iniciativas que tornam o nosso negócio ainda mais sustentável, responsável e econômico.
Nossas Soluções
Eletrificação de Frota
Pioneiro no Brasil, criamos o Laboratório de “Mobilidade Elétrica: Eletrificação de Frotas Operacionais” na cidade de Indaiatuba, interior paulista. O projeto consiste na substituição de toda a nossa frota de veículos operacionais por carros e caminhões elétricos.
Investimos R$ 9,6 milhões em P&D e na substituição de todos os nossos veículos à combustão por 22 novos (incluindo caminhões VW e seus respectivos implementos), que exigiram o desenvolvimento de equipamentos específicos, como guindaste com cesto aéreo para elevação dos eletricistas até a rede de energia.
O projeto é um elemento fundamental para contribuir com o desenvolvimento nacional de soluções e aplicações de veículos elétricos em frotas empresariais, obtendo dados reais da experiência e a exploração de novos modelos de negócios para o setor elétrico brasileiro.
Nosso investimento em eletrificação de frota contempla o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico com PTO (power train output) 100% nacional e a compra de mais 53 veículos para pesquisas sobre seus riscos e impactos na rede elétrica, além de outras iniciativas.
Veja alguns benefícios do projeto
Eletroposto Sustentável
O projeto consiste no desenvolvimento de infraestrutura para o carregamento de veículos elétricos e armazenamento de energia voltado à mobilidade elétrica.
A inserção e integração de fontes de energias renováveis na mobilidade elétrica e essa solução para recarga de veículos elétricos devem garantir suporte à rede sem modificações significativas na infraestrutura existente de distribuição de energia elétrica.
Plataforma de Mobilidade
Para execução desse estudo inédito, realizamos a compra de 46 veículos do modelo 100% elétrico Zoe E-TECH da Renault, e 7 de carga também 100% elétricos do modelo T3 da marca BYD. Uma parte dos veículos foram disponibilizados para motoristas de Campinas parceiros da Uber por meio de locação pela MOVIDA, outra parte foi para um serviço de locação para turistas que desembarcam em Porto Alegre com destino à cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o restante disponibilizados para o parceiro Dia Entregue, empresa de logística sediada em Campinas, para a entrega de mercadorias em rotas urbanas, rodoviárias e mistas.
O objetivo do projeto Plataforma de Mobilidade é desenvolver e aprimorar soluções e modelos de negócios de recarga elétrica desses tipos de veículos por meio de avaliações durante cerca de dois anos de experimentação em Living Labs nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
A solução é baseada em uma Plataforma Inteligente de Internet das Coisas (IoT) que abrigará as aplicações para mobilidade elétrica, no qual será feito o registro contínuo de dados sobre o uso das infraestruturas de recarga, pagamentos realizados e uso dos serviços disponibilizados, inclusive registro de dados obtidos via telemetria veicular.