
Pipa e energia não combinam: alunos do Sesi Americana aprendem como se divertir com segurança
Data:
Escrito por:
Nesta terça-feira, 25 de março, a CPFL Paulista realizou uma ação educativa para conscientizar crianças sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica. A atividade aconteceu no Sesi Americana, na Avenida Bandeirantes, e reuniu cerca de 90 alunos de 7 e 8 anos.
A iniciativa faz parte do programa Guardião da Vida, que busca reduzir acidentes envolvendo a rede elétrica por meio de atividades educativas. Durante a visita, os estudantes receberam orientações lúdicas sobre os perigos do contato de pipas com os fios de energia e a importância de escolher locais seguros para a brincadeira.

Alunos do Sesi Americana recebem equipe da CPFL Paulista em palestra do programa Guardião da Vida
"Nós sabemos que soltar pipa é uma das brincadeiras favoritas das crianças, mas é preciso cuidado. Nosso papel aqui é mostrar, de uma maneira que elas entendam e levem para a vida, o perigo de soltar pipa perto da rede elétrica. Com uma abordagem leve e educativa, queremos garantir que essa diversão não se transforme em um acidente”, comenta Gerivaldo Nunes, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
As crianças também assistiram a vídeos orientativos e exploraram uma maquete de casa energizada, em que equipes da CPFL Paulista deram dicas de segurança e ensinaram sobre economia de energia. Os alunos conheceram de perto alguns EPIs (equipamentos de proteção individual) utilizados pelos profissionais da companhia.
Confira algumas dicas:
- Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
- Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual - Nº 12.192, de 2006);
- Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;
- Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
- Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
- Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia.
Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.
O que fazer em uma ocorrência?
- Em caso de falta de energia ou acidente com uma pipa envolvendo a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista: www.cpfl.com.br, app CPFL Energia, WhatsApp: (19) 99908-8888 ou pelo 0800-010 10 10.
- Os canais também podem ser utilizados pelos clientes da CPFL Paulista para reportar ocorrências e acidentes na rede elétrica ocorridos com terceiros. Além disso, em caso de vítima, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico.
- É importante que a pessoa permaneça o mais distante possível do fio partido para evitar acidentes graves e fatais.