
CPFL Paulista reforça alerta sobre segurança na hora de empinar pipas, após festival em Monte Mor, no final de semana
Data:
Escrito por:
A proximidade das pipas com as redes elétricas representa riscos graves à segurança das pessoas e pode comprometer o fornecimento de energia para a comunidade. Por isso, é fundamental que a brincadeira seja feita com responsabilidade e atenção.
A recomendação, seja para festivais como o realizado no último final de semana em Monte Mor, seja para brincadeiras individuais ou grupos menores, é evitar áreas próximas a rodovias e canteiros de avenidas com intenso movimento. Nesses locais, além do risco com a rede elétrica, também há maior chance de acidentes de trânsito.
O resgate das pipas é outro ponto de atenção. A companhia reforça que nunca se deve tentar resgatar pipas caídas em locais com equipamentos de energia ou caso o brinquedo fique preso nos fios elétricos. Para garantir a segurança e a continuidade no fornecimento de energia, alguns cuidados são indispensáveis.
Fábio Ojéa Nascimento, Gerente de Operações Subtransmissão da distribuidora, destaca: “É essencial que a população tenha cuidado ao empinar pipas próximo às redes elétricas para evitar danos às instalações. Em 2024, registramos 89 acidentes relacionados a pipas, em Monte Mor, e em 2025, até maio, já são 32 casos. Qualquer contato com as linhas pode causar interrupções no fornecimento de energia, afetando milhares de clientes. Cuidar das redes é cuidar do bem-estar da comunidade.”

A CPFL Paulista reforça os riscos de soltar pipas próximo a redes elétricas (Divulgação/CPFL)
ATENÇÃO! O uso de cerol ou da chamada “linha chilena” é crime em São Paulo, conforme a Lei Estadual nº 12.192, de 2006. Como conduzem eletricidade, esses materiais aumentam o risco de choques quando entram em contato com a rede elétrica.
Além disso, o cerol possui alto poder cortante, podendo romper cabos da rede e provocar curtos-circuitos, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.
A companhia mantém a campanha Guardião da Vida, que visa disseminar a cultura de segurança elétrica por meio de ações educativas, palestras e materiais informativos disponíveis no site www.guardiaodavida.com.br.
Para garantir uma brincadeira segura, a CPFL Paulista recomenda:
• Escolher locais abertos e longe da rede elétrica para empinar pipas;
• Evitar o uso de cerol, linha chilena, papel alumínio e “rabiolas”;
• Não tentar retirar pipas presas na rede elétrica;
• Em caso de acidentes ou fios partidos, manter distância e acionar imediatamente os órgãos de emergência.
A CPFL Paulista reforça seu compromisso com a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia, contando com a colaboração de todos para evitar acidentes e interrupções.