
Sorocaba recebe mais de R$ 452 mil em projetos de Eficiência Energética da CPFL Piratininga
Data:
Escrito por:
Com investimento de mais R$ 452 mil, a CPFL Piratininga concluiu a entrega de três projetos de Eficiência Energética (PEE) em Sorocaba. Juntos, o Lar São Vicente de Paulo, SOS Sorocaba e o Parque Tecnológico da cidade, vão economizar 92,23 MWh/ano de energia elétrica, deixando de emitir cinco (5) toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 30 novas árvores. Mais do que os números, os resultados fortalecem a atuação de instituições locais de relevância social e tecnológica para o município.
Para Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, a redução de custos abre espaço para novos investimentos. “A eficiência energética é uma grande aliada. Reduzir os custos operacionais permite que instituições como essas invistam em áreas essenciais, como no atendimento à comunidade”, afirma.
Energia 100% limpa
No Lar São Vicente de Paulo, além da substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, foi instalada uma usina fotovoltaica (UFV) de 24,2 kWp que vai gerar energia para a instituição e proporcionar uma economia de 40 MWh/ano, o equivalente ao consumo mensal de 17 residências, aumentando a eficiência operacional e fortalecendo o cuidado com os idosos.
Já a SOS Sorocaba passou a contar com uma usina de 15,95 kWp e a modernização da iluminação, alcançando redução de 24,47 MWh/ano e evitando a emissão de 1,33 tonelada de CO₂. Com isso, reforça a sustentabilidade de suas atividades e amplia a capacidade de atender famílias em situação de vulnerabilidade.
O Parque Tecnológico de Sorocaba também vai gerar sua própria energia limpa com uma usina de 22 kWp, com economia de 27,75 MWh/ano, equivalente ao consumo mensal de 12 residências. A iniciativa fortalece seu papel como polo de inovação e difusão de práticas sustentáveis, integrando tecnologia, eficiência e responsabilidade socioambiental em benefício da comunidade e do desenvolvimento regional.
Educação e conscientização
Além das melhorias em infraestrutura, o PEE promoveu a disseminação de práticas de uso consciente de energia. Por meio da distribuição de materiais sustentáveis, como porta-canetas em MDF reciclado, lápis ecológicos com sementes e blocos de anotações com mensagens educativas, o programa ampliou o alcance das ações de conscientização junto às comunidades atendidas pelas instituições.
Programa de Eficiência Energética – PEE
O Programa de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visa promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e envolvendo diversos projetos para otimizar o consumo energético em diferentes setores. Com um forte enfoque em inovação e sustentabilidade, o programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética, beneficiando tanto os consumidores, por meio da diminuição dos custos com energia elétrica, quanto o setor elétrico, contribuindo para sua sustentabilidade e eficiência operacional. Aberto a uma variedade de entidades, incluindo empresas de energia elétrica e empresas de conservação de energia - ESCOS, o PEE possui um processo de seleção e avaliação de projetos que são escolhidos com base em sua eficácia e impacto na eficiência energética.