Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Instituto CPFL entrega livros a crianças em tratamento oncológico em Campinas

Data:
16/10/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa



Sessão de contação de histórias na brinquedoteca do Hospital Boldrini | Foto: acervo Instituto CPFL


No Mês das Crianças, o Instituto CPFL reuniu três parceiros em ações que levaram histórias, sorrisos e um pouco de magia a crianças em tratamento oncológico. Por meio da frente CPFL nos Hospitais, a plataforma de investimento do grupo CPFL Energia entregou livros infantis e promoveu sessões especiais de contação de histórias no Hospital Boldrini e na Casa Ronald McDonald de Campinas (APACC) com a Associação Griots – Os Contadores de História. Todas as organizações são apoiadas pelo Instituto CPFL e têm patrocínio do grupo CPFL Energia.


As ações ocorreram nos dias 9 e 14 de outubro, e encantaram os pequenos pacientes e seus familiares. “Ao levar histórias para esses espaços de tratamento, buscamos também levar um pouco de afeto e imaginação para o dia a dia das crianças e de suas famílias”, destaca a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.


No Hospital Boldrini, foram entregues 21 livros, incluindo alguns boxes da coleção Contos Infantis, da escritora chinesa Xiaoyu Jin, que agora passam a integrar o acervo da biblioteca e da brinquedoteca da instituição. A coleção reúne três títulos — O Primeiro Alimento de Maia, As Flores de Rosa e O Ano-Novo de Eduardo, que narram as aventuras de crianças de João Câmara (RN) e sua relação com a água após a instalação de um dessalinizador em suas comunidades pela CPFL Energia e pela State Grid. As obras são bilíngues, com textos em português e mandarim, e promovem o diálogo entre culturas por meio da literatura.


Na Casa Ronald McDonald de Campinas, que hospeda crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Boldrini e Unicamp, vindos de outras cidades, juntamente com seus acompanhantes, o Instituto CPFL também entregou boxes da coleção Contos Infantis e 50 exemplares do livro Quando uma jacaré encontra um panda. Por meio da amizade improvável entre dois animais simbólicos, a obra convida leitores de todas as idades a refletirem sobre empatia, conservação ambiental e solidariedade. Os livros foram entregues diretamente às crianças hospedadas na instituição, que puderam levar os exemplares para casa como lembrança da data.


As três instituições envolvidas — Hospital Boldrini, Casa Ronald McDonald e Associação Griots — são parceiras do Instituto CPFL, por meio da frente CPFL nos Hospitais, e desenvolvem um trabalho essencial voltado ao cuidado, ao acolhimento e à promoção da esperança. A Associação Griots, por exemplo, que com o apoio do Instituto, formou 20 novos contadores no último dia 27 de setembro, realiza o trabalho de contação de histórias em 11 instituições na região de Campinas, incluindo o Hospital Boldrini e a Casa Ronald McDonald.