Em uma série de ações realizadas entre o fim de outubro e o início de novembro, equipes da CPFL Paulista identificaram irregularidades e interromperam o fornecimento de energia clandestina para diversos imóveis de Ribeirão Preto localizados nos bairros Jardim América, Jardim Paulistano, Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Verde e Simioni. Foram autuados bares, casa de shows e entretenimento e adegas.Durante as fiscalizações, foram encontradas ligações diretas na rede e desvios de energia feitos de forma irregular, situações que representam risco de acidentes e comprometem a segurança da população. Em todos os casos, as ligações ilegais foram desfeitas, os locais passaram por perícia feita por profissionais do Instituto de Criminalística (IC) e os responsáveis conduzidos para depoimento com o apoio da Polícia Civil.
Nos locais fiscalizados, não havia medidor ou ele estava irregular (Foto: Divulgação/CPFL)
A CPFL reforça que o furto de energia é crime previsto no Código Penal, podendo quem pratica responder por ele e ser condenado a pagar multa e reclusão que pode chegar a até quatro anos. Se houver fraude no medidor, pode haver enquadramento também pelo crime de estelionato.
Locais passaram por perícia e suspeitos foram conduzidos à delegacia para prestarem depoimento (Foto: Divulgação/CPFL)
Fraudar o sistema de fornecimento de energia elétrica é prejudicial a toda a população. Além de colocar em risco a segurança da rede, os custos oriundos deste desvio podem ser repassados a toda a população quando houver reajustes nas tarifas. Por isso, é importante que todos contribuam com denúncias pelos canais oficiais da CPFL Paulista – tudo é feito de forma completamente anônima.
A colaboração da população é fundamental para garantir um fornecimento seguro e justo para todos. Qualquer suspeita de irregularidade pode ser denunciada de forma totalmente anônima pelo aplicativo CPFL Energia ou no site www.cpfl.com.br/fraude.
A CPFL Paulista realiza ações contínuas para combater fraudes e furtos de energia em toda a área de concessão, com o apoio das forças policiais. Além das fiscalizações em campo, a companhia investe em tecnologias avançadas, como sistemas de inteligência artificial para identificar anomalias no consumo e medidores blindados para grandes consumidores.