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Corredor Verde: CPFL Energia expande frota elétrica e avança em mobilidade sustentável

Data:
01/11/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Em mais um passo concreto dentro do plano ESG 2030 da companhia, a CPFL Energia lançou nesta quinta-feira (31) o projeto Corredor Verde, que amplia o uso de veículos elétricos na frota operacional de suas distribuidoras. Com a iniciativa, neste ano, 12 caminhões elétricos serão incorporados ao atendimento da CPFL nas cidades de Americana, Araraquara, Campinas, Itapetininga, Jaguariúna, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e Sumaré.


Essas entregas visam promover a infraestrutura elétrica de recarga em bases operacionais de cidades estratégicas, garantindo a mobilidade elétrica a partir de veículos operacionais (caminhões e vans) e frota leve. Atualmente, o grupo já conta com 100% da frota que atende a cidade de Indaiatuba eletrificada, onde todos os veículos operacionais foram substituídos por carros e caminhões 100% elétricos.


A eletrificação da frota não apenas contribui para a redução das emissões de CO2, mas também tem se mostrado mais econômica em relação à manutenção e operação.





Indaiatuba conta atualmente com 22 veículos elétricos dedicados ao atendimento à população


O Corredor Verde, juntamente com outros projetos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), está incluso no portfólio do Programa de Mobilidade Elétrica CPFL. “Esse projeto nos permite ampliar a utilização de veículos elétricos em novas localidades e expandir estudos sobre a eletrificação da frota operacional de atendimento ao cliente, coletando dados em condições variadas e cenários diversos”, explica Flávio Ribeiro, vice-presidente de Gestão Empresarial da CPFL Energia. “Dessa forma, otimizamos a operação e adaptamos a eletrificação da frota às demandas regionais, visando eficiência e sustentabilidade”, acrescenta.


Pioneirismo em Indaiatuba


A CPFL iniciou seu projeto-piloto de eletrificação de frotas em Indaiatuba em 2019, com o objetivo de monitorar e analisar dados técnicos e operacionais da frota eletrificada em campo, que começou sua operação efetiva a partir de 2021. Para essa ação, foram adquiridos 22 veículos elétricos, instalados 16 eletropostos e criado o laboratório de Mobilidade Elétrica na cidade, acompanhando e aprimorando o projeto. “Adaptamos e testamos equipamentos específicos para atender às necessidades dos eletricistas, incluindo veículos e ferramentas operacionais, como os cestos aéreos, garantindo segurança e funcionalidade ao atendimento em campo,” acrescenta Flávio.


O projeto também contou com a capacitação e desenvolvimento de parceiros estratégicos, bem como montadoras, implementadores e institutos de pesquisas, essenciais para a manutenção da iniciativa e adaptabilidade aos serviços do setor elétrico.