CPFL forma primeira turma de técnicos de subtransmissão
Data:
Escrito por:
Em cerimônia realizada na sexta-feira (20), o Grupo CPFL celebrou a formatura de 15 alunos da primeira turma de técnicos de subtransmissão. O curso pioneiro e gratuito, iniciado em junho deste ano, foi promovido pela Universidade CPFL em parceria com o Centro Universitário FACENS.
Cerimônia de formatura da primeira turma de técnicos de subtransmissão, em Sorocaba. (Crédito: Divulgação/CPFL Energia)
Agora, os técnicos estão capacitados para monitorar e controlar equipamentos que garantem a vida útil de uma subestação de energia, como transformadores, disjuntores e sistemas de proteção e controle. As subestações desempenham um papel essencial no sistema elétrico, pois recebem a energia gerada nas usinas e controlam a tensão que a conduz até residências, indústrias, comércios e hospitais. Elas também são cruciais para agilizar o restabelecimento de energia em casos de interrupção, ao permitir manobras de transferência de clientes entre circuitos.
A capacitação teve uma carga horária de 541 horas-aula, equivalente à de uma pós-graduação. Ao longo de quatro meses, os alunos passaram por dez trilhas de conhecimento, que incluíram formação em normas regulamentadoras e áreas específicas, como proteção e automação dos equipamentos das subestações.
“Oferecemos uma qualificação moderna, com tecnologia de ponta e um corpo docente experiente, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais. Com a formatura desta primeira turma, damos sequência ao nosso compromisso de apoiar as comunidades onde estamos em operação", destaca Rodrigo Nascimento, Gerente Sênior de Transmissão da CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz, distribuidoras do Grupo CPFL Energia.
Nos módulos práticos, os alunos tiveram acesso a uma subestação móvel, equipada com os componentes mais modernos disponíveis no mercado. A estrutura, similar às subestações convencionais, permitiu demonstrar, de forma prática e segura, manobras de rede, transformação de energia, controle de tensão, proteção e supervisão do sistema. Além disso, eles puderam estudar em laboratórios que simularam uma sala de controle de subestação real, proporcionando uma experiência imersiva completa.
Subestação móvel da CPFL Energia. (Crédito: Divulgação CPFL Energia)
O processo seletivo, iniciado em março deste ano, foi aberto a moradores de todas as regiões atendidas pelas distribuidoras do Grupo CPFL no interior de São Paulo: CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e CPFL Paulista.