
Dez escolas públicas da área de concessão da CPFL Paulista recebem mais de R$280 mil em usinas solares
Data:
Escrito por:
Dez escolas da rede pública da área de concessão da CPFL Paulista passam a gerar sua própria energia limpa e sustentável por meio de usinas fotovoltaicas. A iniciativa integra o projeto CPFL nas Escolas, que leva eficiência energética para instituições de ensino, garantindo economia na conta de luz e estimulando um consumo mais consciente.
Com investimento de mais de R$ 280 mil, a CPFL Paulista realizou a instalação de dez usinas fotovoltaicas com capacidade de 10 kWp cada e promoveu a substituição de 473 lâmpadas convencionais por modelos de LED, mais modernos e econômicos. No total, o projeto deve gerar uma economia superior a 193,65 MWh/ano, energia suficiente para abastecer mensalmente cerca de 82 residências. Além disso, mais de 7,46 toneladas de CO₂ deixarão de ser emitidas na atmosfera, o equivalente ao plantio de 63 árvores.
Energia solar nas escolas:
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, o diferencial deste projeto está em beneficiar simultaneamente várias escolas públicas em um mesmo ciclo de ação.
“É possível unir sustentabilidade e educação, trazendo não apenas economia para as escolas, mas também contribuindo para um futuro consciente e responsável. O investimento em energia limpa proporciona às escolas mais recursos para melhorar a experiência dos alunos e fortalecer a rede pública de ensino da região”, afirma.
Economia e sustentabilidade: As ações de Eficiência Energética da CPFL Paulista contam com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e têm como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios. O programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética, beneficiando tanto os consumidores – com a redução de custos – quanto o setor elétrico, contribuindo para sua sustentabilidade e eficiência operacional.
Escolas beneficiadas da área de Concessão da CPFL Paulista:
1. Barretos – Escola Municipal São Francisco
2. Barretos – Escola Municipal Luiza Parassu Borge
3. Capivari – Escola Estadual Waldemar Thomazine
4. Campinas Oeste – Escola Estadual Maria Julieta de Godoi Cartezani
5. Campinas Leste – Escola Estadual Professor Alberto Martins
6. Franca – Escola Estadual Professor Luiz Paride Sinelli
7. Franca – Escola Estadual Professora Roberto Scarabuci
8. Ribeirão Preto – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dercy Célia Seixas Ferrari
9. Serrana - Escola Municipal de Ensino Fundamental Edesio Monteiro de Barros
10. Sertaozinho – Escola Estadual Professora Edith Silveira Dalmaso