Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Operação em São Vicente combate fraudes e furtos de energia

Data:
04/11/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Em operação conjunta entre a Polícia Civil e CPFL Piratininga, realizada nesta quinta-feira (31), foram vistoriados 21 imóveis comerciais localizados no Jardim Rio Branco e Quarentenário, em São Vicente. Entre adegas, padarias, bares, mercados e açougues, as equipes identificaram fraudes nas instalações de energia elétrica de dez dos estabelecimentos comerciais inspecionados. Todas as irregularidades foram sanadas pela distribuidora e as investigações serão conduzidas pelas autoridades policiais.

Essas operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir a prática ilegal. Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores da energia referentes a todo o período da irregularidade.      


Além disso, o furto de energia deixa a conta de energia mais cara, piora a qualidade de fornecimento e expõe a população ao risco de choques elétricos. A tentativa de manipular medidores de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica pode causar acidentes graves, até mesmo fatais.  


Importante destacar também que a CPFL Piratininga investe constantemente na eficácia das tecnologias empregadas nos sistemas de monitoramento em tempo real e detecção de fraudes e furtos, como a inteligência artificial que orienta inspeções mais assertivas, além dos sistemas de medição blindada.


Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].