Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Rodeio de Eletricistas em Campinas atesta habilidade das equipes da CPFL Paulista

Data:
04/10/2024
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Se nos rodeios tradicionais o chapéu e as fivelas são os símbolos do desafio, no Rodeio de Eletricistas da CPFL Paulista, realizado nesta sexta-feira (04/10), em Campinas, os protagonistas trocaram esses acessórios por capacetes e equipamentos de segurança. Postes e redes de energia substituíram touros e cavalos, e a destreza necessária não envolveu laçar gado, mas sim garantir que o sistema elétrico funcione com eficiência, precisão e, acima de tudo, segurança, um compromisso inegociável para distribuidora.


Nesta segunda edição do evento, eletricistas de diferentes regiões da área de concessão da CPFL Paulista colocaram suas habilidades à prova, competindo em tarefas que simularam o cotidiano de quem trabalha na manutenção e operação de redes elétricas. As atividades, que exigiam agilidade e uma atenção absoluta às normas de segurança, valorizam os profissionais que cumprem todos os procedimentos e servem como seletiva para o rodeio nacional de eletricistas, que será realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE), como parte do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), marcado para maio de 2025.





Segunda edição do Rodeio de Eletricistas da CPFL Paulista foi realizado nesta sexta-feira (04/10), em Campinas


"Nosso objetivo com o rodeio é reforçar, de forma prática e lúdica, o que nossos eletricistas praticam todos os dias em campo, seguindo os procedimentos: realizar suas atividades com segurança e eficiência. Esta é uma oportunidade de celebrarmos e reconhecermos o profissionalismo e a excelência técnica dos nossos colaboradores", conta Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL Paulista.

.
 





Eletricistas concentrados e preparados para o início das atividades do Rodeio


Desempenho de equipes e premiação


A competição reuniu 32 eletricistas experientes das diversas cidades atendidas pela distribuidora, que após atenderem aos pré-requisitos e passarem por uma prova teórica, foram classificados para formar as 16 duplas finalistas. As provas testaram conhecimentos teóricos em operações essenciais, como troca de transformadores, manutenção de redes e isolamento de áreas perigosas.





Cuidados com a segurança antes de iniciar a atividade de manutenção de rede


Beatriz Fracasso, eletricista da CPFL Paulista, fez questão de levar seus filhos para conhecer de perto o trabalho que desempenha diariamente em Campinas. “Tenho muito orgulho de mostrar a eles coisas que só ouvem falar. Ver os eletricistas em ação faz com que entendam melhor a importância do que faço, não só para nossa família, mas para toda a sociedade, garantindo que a energia continue fluindo e que tudo ao nosso redor funcione com segurança e ordem", conta.





Beatriz Fracasso levou os filhos para conhecer de perto sua rotina diária


José Augusto Nucci, de Águas de Lindóia, conquistou o primeiro lugar da competição. “Ouvir meu nome ser chamado em um evento desse tamanho, com tanta gente boa, é uma sensação incrível. O foco foi manter o trabalho seguro, e acho que foi isso que garantiu a vitória. A competição faz a gente pensar rápido, mas sem renunciar à segurança, que é sempre nossa prioridade”, conta.
Agora, os cinco campeões se preparam para um novo desafio: representar a CPFL Paulista no Rodeio Nacional de Eletricistas, marcado para o próximo ano em Belo Horizonte (MG).





Participantes celebram o final da competição



Novo Centro de Treinamento reforça capacitação dos eletricistas


Além da competição, o evento marcou a inauguração de um novo Centro de Treinamento (CT) da CPFL Paulista em Campinas. A estrutura moderna, com um investimento de R$ 1,4 milhão aproximadamente, inclui uma área construída de 245 m², com duas amplas salas de aula, espaço de convivência e almoxarifado. O grande diferencial do CT é a área didática coberta, com 132 m², que simula redes de distribuição em escala reduzida para aulas práticas.


“O novo centro é um marco importante para nossa capacitação contínua”, explicou Carolina Benatti, gerente de Educação Corporativa da CPFL. “Aqui, nossas equipes podem se preparar para enfrentar desde situações cotidianas até emergenciais, tudo em um ambiente controlado que replica as condições reais de trabalho, sempre com foco em segurança e excelência técnica”.


O espaço também inclui uma área de treinamento específica para redes subterrâneas, um avanço importante para atender à crescente demanda por esse tipo de infraestrutura nas áreas urbanas.





Centro de Treinamento da CPFL Paulista em Campinas foi inaugurado pelo Presidente do Grupo CPFL Energia, Gustavo Estrella, Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas Luiz Henrique Ferreira Pinto, Diretor Presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori, Tan Bo, representante da State Grid, Renato Povia, Diretor de Recursos Humanos da CPFL Energia, e Carolina Benatti, Gerente de Educação Corporativa da CPFL.
 


Segurança em primeiro lugar


O Rodeio de Eletricistas da CPFL Paulista está alinhado com a campanha "Guardião da Vida", iniciativa do Grupo CPFL Energia que promove a conscientização sobre os riscos do contato inadequado com o sistema elétrico. O programa, que existe desde 2019, realiza palestras em escolas e comunidades, alertando sobre os perigos de soltar pipas perto de redes elétricas e cuidados durante reformas e manutenções residenciais.
Em complemento a essas ações educativas, a CPFL Energia lançou o “Guardião no Zap”, um canal no WhatsApp para orientar sobre segurança elétrica que fornece informações em tempo real, sem solicitar dados pessoais. O canal oferece sete opções de interação temática, como construção e reforma, pintura, trabalho com trator, árvore perto dos fios, tempestade, ligações clandestinas e pipa. A navegação é rápida e intuitiva. Para acessar, adicione (19) 2042-1572 aos contatos.